domingo, 28 de agosto de 2011

Recuperar Arquivos Deletados


 
Neste texto pretendo mostrar como é fácil recuperar arquivos deletados da lixeira. Tudo o que é dito abaixo é válido para pen drives, cartão de memória de câmeras digitais, disquetes, hd externo e todo tipo de dispositivo de armazenamento reconhecido pelo computador, exceto Cds e DVDs.

Antes de usar o programa para recuperar arquivos deletados, é útil entender como o hd lida com os arquivos gravados nele. Mas se quiser, pode ir direto ao tutorial do programa:
Quando apagamos um arquivo da lixeira ou usamos SHIFT+DEL, o Windows apenas marca no HD que tal arquivo foi deletado, fazendo o arquivo ficar invisível para o Usuário do sistema. Com isso o arquivo “deletado” continua no HD até que um novo arquivo venha ocupar aquele espaço.
Para ficar mais claro, suponha que a imagem abaixo represente o HD, e que os blocos em branco representem o espaço vazio no disco. Já os blocos vermelhos representam os arquivos gravados:
Representação do disco rígido hd
Após alguns arquivos serem apagados, o disco ficaria como segue abaixo: com os blocos em cinzas representando os arquivos deletados:
Representação de dados deletados
Esses dados ainda permanecem no disco, porém estão invisíveis ao usuário.
Na formatação o sistema operacional marca, em vez de um, TODOS os arquivos como deletados. Porém o método de recuperação de dados formatados é diferente.
Para reaver estes arquivos deletados, você pode usar um programa com essa finalidade. Mas antes de usar um programa desses, é importante saber o que são arquivos subscritos.
Se tiver interesse em apagar os dados de forma permanente, dê uma olhada neste texto: Apagar arquivos definitivamente.

O que são arquivos subscritos

Imagine que um novo arquivo seja salvo no hd acima. É bem possível que este novo arquivo seja gravado por cima de algum outro arquivo deletado(área cinza). Caso isso aconteça, dizemos que o arquivo antigo fica subscrito, e parte ou toda informação deste arquivo é perdida.
Se um arquivo recuperado tiver uma parte dele subscrita, ele não abrirá da forma que deveria. Ou seja, ele fica corrompido.
Ex: Se uma foto subscrita for recuperada do HD, ela não será exibida quando você tentar abri-la no visualizador de fotos.
Mas esse caso ainda pode ter solução usando um programa reparador de arquivos. O reparador não vai fazer milagres, é claro. Com certeza algo vai faltar. Mas às vezes é útil ter apenas uma parte da informação recuperada, principalmente para tipos de arquivos como texto e áudio.
Fique com isso na cabeça caso seu arquivo recuperado esteja corrompido. Você só vai saber se precisa ou não de um reparador, depois de recuperar seu arquivo como é mostrado abaixo.


Recuperação de dados com o PC Inspector File Recovery (PCI)



Assumindo que o arquivo não esteja totalmente subscrito, o método de recuperação é simples: basta marcá-lo como visível novamente. Existem vários programas gratuitos que fazem esse tipo de tarefa; um deles é o PCI File Recovery que será usado neste tutorial.
O PCI é um programa gratuito e bem eficiente para recuperação de dados. Ele suporta os sistemas FAT 12/16/32 e NTFS. E permite recuperação de arquivos em HDs, Disquetes, Pen drives, cartões de memória etc.

Recomendações Antes de usar o PCI

  • É recomendado instalar o programa num disco diferente daquele em que o arquivo foi deletado. Pode usar o programa num pen drive ou cartão de memória também. Se não tiver outro jeito, pode usar o disco C: mesmo.
  • Verifique também se você está logado como administrador no Windows para o programa poder ter acesso ao disco rígido. É costume do Windows não dá acesso direto ao HD a usuários que não sejam o Administrador.

Tutorial PCI

Primeiro faço o download do programa clicando na imagem:
Download PCI
Se você perdeu um arquivo do disco C:, não rode o vídeo. Mais abaixo você pode ver a versão do Tutorial em modo texto.
Para o teste eu recomendo que você copie um arquivo para uma pasta qualquer e depois o apague (não esqueça da lixeira).
Aqui eu usei o arquivo: bandeiradobrasil.jpg
Arquivo que será recuperado
Abra o PCI, escolha um idioma e click no V(erde).
Aqui escolhi English.
Escolha o idioma do programa de recuperação de dados.
Na próxima tela, click na setinha verde:
recuperar arquivos deletados
Aguarde a procura dos drives, escolha a unidade e click no V(verde).
Aqui escolhi a unidade c:
Escolha do disco rígido
Se não apareceu nada em logical drive, é porque você não esta logado no Windows como Administrador. Então logue no Windows como Admin que os drives aparecem.
Agora vá até a pasta onde estava o arquivo deletado, click com o botão direito sobre ele e escolha a opção Save to…
Outra forma de achar o arquivo que você perdeu, é usando o sistema de buscas do PCI, veja mais no link: Buscar Arquivos Deletados com o PCI
Escolha uma pasta e recupere o arquivo.  O recomendado aqui é você guardar o arquivo em outro disco ou num pendrive.
Recuperando o arquivo deletado
Nota: Todos os arquivos e pastas que estão “deletados” aparecem com o ícone verde.
Se o arquivo que você recuperou não abrir, você ainda pode usar um “reparador” para tentar visualizá-lo: Recuperar arquivos corrompidos
Neste exemplo fizemos a recuperação em um HD, porém pode-se usar os passos acima para recuperar dados de qualquer dispositivo de armazenamento, seja um Pen drive, Disquete, Cartão de memória, etc.